Comprei esse aparelho para usar na sala de meu apartamento. Como já existe a infra pronta, escolhi esse modelo pois era o único inverter com a tubulação de gás 100% compatível. Tive que achar o manual de instalação do aparelho no site da fabricante para descobrir o diâmetro dos tubos de gás. Porém, ao receber o produto, me deparei com o primeiro problema: a assistência técnica. Só existe uma empresa credenciada aqui em Presidente Prudente e como ela estava com um serviço grande em outro local já foi uma luta para conseguir agendar uma visita só para ter orçamento da instalação. Tentei agendar com outra empresa da região, mas descobri que existe um acordo entre elas para que uma não atue na área da outra. Ou seja, não tive outra escolha. Quando o técnico veio em casa ele olhou o aparelho, as instalações e não deu o orçamento. Só colheu as informações e disse que passaria para outro departamento emitir o orçamento. Somente alguns dias depois outro técnico compareceu para finalmente realizar a instalação. Aí veio o segundo e derradeiro problema. Ele informou que esse modelo de ar condicionado necessita da instalação de dois pontos elétricos, um na evaporadora e outro na condensadora. Como o mais comum é que a parte elétrica seja feita apenas na evaporadora, a infra do meu apartamento só possui a pré instalação elétrica em uma laje técnica onde ficaria a evaporadora. Para instalar a condensadora eu precisaria puxar outro ponto elétrico para ela. A questão é que não há nenhum ponto de energia próximo, assim eu teria que trazer uma nova fiação rasgando a parede ou o teto, o que seria totalmente inviável para mim. Diante do exposto, entrei em contato com a Dufrio pedindo que fosse autorizada a troca do aparelho, mesmo já tendo já passados 7 dias do recebimento, pois só descobri o problema depois desse prazo. Nem mencionei devolução, estava disposto a comprar outro aparelho de outra marca até mais cara, sem problemas. Mas a resposta foi curta e grossa. NÃO. motivo: não solicitei nos primeiros 7 dias. Simplesmente não estão nem aí. Total falta de bom senso. E eu fiquei agora com esse elefante branco nas minhas mãos. Penso que na descrição técnica de aparelhos de ar condicionado deve ser obrigatório informar dados tão importantes como a medida das tubulações de gás e aonde são necessários pontos elétricos, pois eles são fundamentais para definiir como será e aonde poderá ser feita a instalação. Os consumidores devem ter o acesso a essa informação de antemão para poder tomar corretamente sua decisão de compra e evitar que ocorra o que ocorreu comigo. (fev/20)